O Primeiro Sentimento
(Carlos Augusto Abranches)

Você já parou para pensar sobre o primeiro sentimento que lhe vem à emoção, assim que abre os olhos, pela manhã? Mais importante do que isso, já refletiu sobre a influência desse sentimento sobre as horas seguintes de seu dia?

Seja qual for o pensamento, qualquer pessoa passa inevitavelmente por duas situações em seu dia, a do contato direto consigo mesma e a das relações com todos que lhe partilham as experiências individuais.

O que é preciso destacar é a influência marcante que o primeiro sentimento tem na seqüência de pensamentos. Em outras palavras, pensar é um reflexo das inúmeras opções de sentir que tomamos ao longo do dia. Pensamos sobre o que nos desperta valor, investimos energia emocional em tudo que interessa ao coração.

A recomendação dos Espíritos amigos é sempre a mesma, no que se re-fere à vigilância dos primeiros minutos do dia. Acordar bem significa sintonizar na faixa superior da prece, a fim de arejar as impressões do que há de vir, pelas próximas 24 horas.

Se alguém duvida da força desta conduta, faça um exercício consigo mesmo.
Comprometa-se a orar com interesse por sua própria tranqüilidade e avalie a força interior que lhe dominará as impressões. Não há afirmação mais precisa e científica do que esta, que lhe faço agora. Realize o teste e confirme por si mesmo.

“O rapaz reconhecidamente irado desperta e lembra-se do recado da espiritualidade.

Ora e levanta-se. Ao sentar-se à mesa para o café da manhã, o primeiro contratempo. A torrada que pretende comer quebra-se em vários pedaços e cai, com o lado da manteiga virado para o chão. Normalmente, a reação dele seria de raiva e de um descontrolado chute no pé da mesa.

Mas o sentido desperto pela prece matinal faz com que antes ele respire fundo, abaixe-se, junte os pedaços e dê uma chance a si mesmo, afinal a torrada partiu-se porque ele passou a faca com uma força além do necessário. Da próxima vez, promete a si mesmo ser mais delicado.”

As situações do cotidiano são inúmeras. Não há problema. O que vale é guardar a sugestão básica aqui oferecida: o primeiro sentimento a entrar em nosso coração, assim que despertamos, tem a força de definir o teor de nossas experiências durante o dia.

A disciplina da prece não vai nos fazer santos da noite para o dia, mas pode deixar-nos melhor um pouco do que fomos no dia anterior, ao nos predispor para um contato mais equilibrado com a realidade.

A prece matinal dá-nos a chance de sermos donos de nosso tempo. E um dia bem vivido, emocionalmente falando, significa noite bem dormida, com boas possibilidades de encontros felizes, no plano espiritual. Com certeza, desta forma fica mais fácil acordar bem disposto e orar com serenidade.

A proposta é esta: fazer isto agora, para sermos melhores amigos, companheiros e irmãos, durante todos os dias que haverão de vir.

***

Extraído da Revista Reformador. Março/2000. p.7-8.


Mensagens Anteriores:


Anjos da Guarda, Espíritos Protetores, Familiares e simpáticos





Como conviver com os Outros





Possibilidades Mediúnicas




--> Mais Artigos e Dissertos

Nenhum comentário: