A Hora Abençoada do Fracasso
(Gustavo Henrique)

“Faça pouco, mas faça sempre. Se hoje não pode fazer muito, faça menos.”

Fracassou? Soerga-se de imediato e tome a dianteira, na frente de batalha e serviço. Não se renda a lamúrias ou deserções: elas implicam prejuízos ainda maiores que os em que já incorreu.

Sei que isso é mais fácil de dizer que de fazer. Mas, ainda assim, entenda que somente por tentativas infatigáveis haveremos de chegar à condição de vitoriosos inabaláveis da virtude.

O aprendizado não acontece de imediato. As repetições se fazem imprescindíveis para a boa fixação do conhecimento novo. Não pretenda, portanto, que as coisas funcionem de modo diverso com você.

Tenha paciência, assim, se seu momento de mudança não chegou. Ninguém controla revoluções: elas eclodem, e cabe-nos apenas aproveitar-lhes e gerir-lhes as forças, quando surgem. Quanto à espera, entretanto, não se trata de experiência passiva, mas sim de vivência consciente do aprendizado, assimilando todos os conteúdos possíveis ao crescimento pessoal.

Ignore o número de vezes que tenha errado antes. O equívoco não constitui um fracasso seu como pessoa; tão-somente uma experiência necessária ao próprio desenvolvimento. Quem vence não é quem não cometeu deslizes, e sim quem resvalou mais no erro, nessa ou em n'outras existências, porque somente em errando se aprende, e somente aprendendo se pode acertar.

Mude, assim, seu enfoque quanto ao tema de sucesso e derrota. As aparências enganam. Esforce-se, empenhe-se, decida-se, persista. Seus erros são seus melhores mestres. Receba-os de coração aberto. Nada de auto-recriminações estéreis.

A depressão e o desânimo que lhe sobrevêm por resultado de perceber-se em falta pode, muito bem, constituir um elaborado mecanismo de fuga à responsabilidade e ao trabalho.

Faça pouco, mas faça sempre. Se hoje não pode fazer muito, faça menos. Se não pode fazer com o padrão de qualidade que gostaria, faça com aquele que lhe for exeqüível. Se não pode fazer realmente nada, faça amanhã e se compense pelo que deixou de realizar hoje. Mas a idéia é: se você espera por ocasiões ideais para realizar o bem, elas nunca chegarão, mesmo porque é justamente em oportunidades de dificuldade que se desenvolvem as novas capacidades para se fazer melhor e mais intensamente o bem que se almeja.

Hoje é seu dia de mudança, por meio da realização do viável, ainda que apenas no campo invisível do ideal. Faça e dê o seu melhor, ainda hoje. Não deixe para amanhã, porque, amanhã, talvez não haja mais energia como agora, talvez a cadeia mística que sustinha vivo o ideal tenha sido rompida, justamente pela protelação indevida a que se tenha confiado.

Agora é o seu momento. É nesse momento de treva que tudo pode acontecer. Se você se lamenta, por a escuridão o confundir, saiba que é justamente em meio à "noite escura da alma", como dizia São João da Cruz, que tudo aquilo que diz se tornar impraticável em tempo de crise se expande e consolida: a tenacidade, o entusiasmo, a vontade, a persistência, o espírito de ideal, o otimismo, a combatividade. Se tudo está bem, nada propele ao crescimento.


Seja feliz e não desista, sobretudo se está num momento difícil - momentos difíceis são momentos-chave de abertura, transcendência e vitória. Mesmo que tudo pareça apontar justamente para a direção contrária.

Texto do Livro Alamedas de Benjamin Teixeira (ditado pelo espírito Gustavo Henrique)

***


Mensagens Anteriores:

Doação de Órgãos para Transplante




A Reflexão Mental




Acerca da Aura Humana




--> Mais Artigos e Dissertos

Nenhum comentário: